Em dia de desfile dos grandes campeões é fácil identificar quem foi escolhido como o melhor entre os da mesma raça. As faixas de grandes campeões e reservados de grande campeão, expostas em frente aos espaços da cabanhas, e as escarapelas coloridas, que mostram o prêmio recebido por animal, mudaram o visual dos pavilhões de animais na Expointer 2009. O sorriso largo também não esconde: trata-se de um criador campeão, orgulhoso pelo reconhecimento de seus animais e do trabalho do ano inteiro.
No condomínio de cabanhas Estância Olhos D'água, Rincón, Companhia Azul, Corticeira e Azul, além das rosetas afixadas às placas, os sete títulos de grande campeão e reservado de grande campeão estão expostos largamente à frente do pavilhão do gado de corte. "Foi um ano maravilhoso. Isso mostra a consistência de um trabalho feito na estância, mostra que a gente veio para ficar e não foi por sorte", afirma o criador e proprietário da Estância Olhos D'água, Átila Dornelles. A comemoração é tanta que ele e outro produtor tiveram as cabeças raspadas após receber os títulos.
Outros estabelecimentos mostram a história de prêmios conquistados, com rosetas de outros anos perfiladas sobre as baias dos animais vencedores. Dentro dos baús da Fazenda Santa Clara, um pequeno museu se revela ao abrir das tampas. Há escarapelas que datam de 1993. "Ainda ficaram algumas na fazenda, fora as que se estragaram e colocamos fora", explica, orgulhoso, o cabanheiro Almerindo dos Santos Melo.
As faixas e as escarapelas e, principalmente, os grandes campeões que as conquistaram, serão vistos hoje durante a inauguração oficial da 32ª Expointer, na pista central do parque de exposições Assis Brasil, a partir das 17h30. Entram em pista 142 animais de grande e de pequeno porte premiados como os melhores de suas raças.
Foto: Vilmar da Rosa/ SEAPPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário